setor em expansão

Região Central tem 11 cervejarias em atividade e mais duas em análise

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Um mercado em franca expansão. É assim que a indústria cervejeira é tratada no país. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o crescimento desse tipo de negócio é exponencial no Brasil. Em 2020, 1.383 cervejarias estavam regularizadas no país, um crescimento de 17% em apenas um ano. Caminhando a passos ainda largos, o Rio Grande do Sul desponta como o segundo maior Estado em crescimento, com 258 novos estabelecimentos credenciados, ficando atrás apenas de São Paulo, com 285.

Segundo o Auditor Fiscal do Mapa em Santa Maria, José Antonio Simon, a Região Central tem 11 cervejarias ativas: quatro em Santa Maria, uma em Itaara, três em São Gabriel, duas em Dona Francisca e uma em Júlio de Castilhos. Até o final do ano, o ministério deve autorizar o funcionamento de mais dois empreendimentos em Santa Maria.

- A gente vê que é um espaço a ser ocupado. Consideram Santa Maria como um polo de consumo muito forte de cerveja e temos exemplos na região, como Santa Cruz do Sul, que é um grande produtor - afirma Simon, ao salientar que a maior facilidade para encontrar insumos para a produção da bebida é um dos alicerces do crescimento nos últimos anos.

Nesse aspecto, Porto Alegre pode ser considerada a metrópole da cerveja no Brasil. A cidade às margens do Guaíba tem o maior número de cervejarias regularizadas no país: 40. Caxias do Sul, na Serra, é outro município gaúcho listado entre os 10 primeiros colocados, com 19 empresas em atividade.

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Em Santa Maria, as quatro cervejarias produzem mais de 10 tipos diferentes de cerveja, que vão desde a tradicional pilsen, passando pela de trigo, a tradicional weiss, e sabores inusitados, como a Fruit Beer, da Província, que leva maçã em sua fabricação. Já a Maria Santa orgulha-se de ser a primeira da cidade com registro no Mapa, com todas as cervejas feitas de puro malte. A maioria, além de vendidas em garrafas, também está disponível em barris de chope.

Essa concentração nas regiões Sul e Sudeste pode ser explicada por diferentes fatores, entre eles o sociocultural, em função da imigração europeia, apontou o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Carlos Vitor Müller, no Anuário da Cerveja de 2021.

Os dados do Mapa demonstram apenas o número de cervejarias regulamentadas. No entanto, os adeptos à produção própria não param de crescer. Garagens se transformam em verdadeiros laboratórios para a produção da bebida. A venda, contudo, requer autorização.

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- O movimento da cerveja artesanal ganhou relevância a partir de 2012, com o surgimento de um polo cervejeiro artesanal, principalmente em Porto Alegre. A cerva gaúcha. Vários jovens entusiastas começaram a viajar e conhecer a proposta de programar suas pequenas fábricas - relata o cervejeiro Denys Coelho, sócio proprietário da cervejaria Zagaia, de Itaara.

Na semana passada, o Grupo Petrópolis, do Rio de Janeiro, anunciou a construção de um Centro de Distribuição, na Faixa Nova de Camobi, reforçando a importância do segmento para a região. O empreendimento vai gerar 40 empregos diretos. 

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Potencialidade turística que poderá ser explorada pela região 

Explorar o potencial turístico da produção de cervejas está no alvo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria. Responsável pela pasta, Ticiana Fontana afirma que o número de cervejarias na cidade já abre a possibilidade para futuros roteiros turísticos.

- Com essas quatro cervejarias já cadastradas, mais duas, com certeza, a cidade mostra um potencial de ter um roteiro de visitação. Cada vez mais, as pessoas querem ter um turismo com experiência, contato com a natureza - relata.

O presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Agências de Viagem de Santa Maria (Ahtuur), Emerson Nereu, reitera a importância da produção local de cerveja para o setor gastronômico.

- Quanto mais longe você for, existe a questão do transporte, que pode descaracterizar o produto. Sem contar que os empreendedores da área são muito parceiros dos restaurantes. Desde um copo personalizado para conseguir valorizar a marca do produto na mesa. Coisa que, outras grandes indústrias, não conseguem oferecer - afirma.


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